quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Natividade Foto Clube


Apresenta Workshop de Fotografia


O Foto Clube de Natividade, trás para Natividade o Workshop de Fotografia Digital  de Nível Básdico e Intermediário com o conceitura fotografo minheiro Thiago Theo, que é professor e fotógrafo na cidade de Belo Horizonte.Informações com Ricardo Danilo, pelo telefne 22 9838-0644 ou pelo emailr.danilo@gmail.com .
Veja a baixo a programação:
Thiago Theo é graduado em Comunicação Social, curso que escolheu pela relação com a fotografia, sua grande paixão. No Jornalismo, adquiriu experiência e conhecimento especializado na área, aprendeu a fotografar e a contar histórias de uma forma sincera e romântica. Iniciou a carreira como fotógrafo aos 20 anos com apoio dos pais, que também são fotógrafos. Em 2008, entrou para o corpo docente da Escola de Imagem, maior escola de fotografia do Brasil. Atualmente, ministra diversos cursos de fotografia do iniciante ao profissional. Concomitantemente, dá aulas de fotografia na UFMG nos cursos de extensão da Faculdade de Belas Artes. Tem atuação na Fotografia Publicitária, de Casamento, além de projetos autorais. Theo acredita que a arte de fotografar não se limita ao “click”. “O equipamento, por mais sofisticado que seja, é apenas um dos elementos dessa delicada trama. A combinação dos recursos técnicos disponíveis com o olhar subjetivo é essencial para um bom resultado. Cada imagem deve expressar o sentimento de emoção captado durante aquela fração do segundo.
Primeiro Dia (03/03/2012)
O8:00 – Início
12:00 – Almoço
13:00 -Volta para a Aula
18:00 – Finalização do primeiro Dia.
Programa:
Apresentação de Portfólio Thiago Theo.
Apresentação dos alunos.
Olhar fotográfico (Comportamento do fotógrafo, busca por ângulos, atitude, Processo criativo e muito mais)
Familiarizar o aluno com o equipamento (tipos de câmeras, limpeza da câmera e manuseio de DSLR (Reflex)). A Câmera:
Objetivas (Foco, distância focal, plano e profundidade de campo)
Diafragma (o que é? Como funciona? Pra que serve? Como usar?)
Obturador (o que é? Como funciona? Pra que serve? Como usar?)
Isso (o que é? Como funciona? Pra que serve? Como usar?)
Fotometria (O que é? Como fotometrar corretamente?)
Fotografia modo Manual (Como tirar proveito da luz disponível!)
Histograma (Fotometria Avançada e criativa)
Segundo Dia (04/03/2012)
O8:00 – Início
11:00 – Almoço
12:00 – Saída Fotográfica
15:00 – Retorno a Sala para Análise de Imagens
18:00 – Fechamento do Curso.
Programa:
Luz:
Qualidade da Luz
Direção da Luz
Cor da Luz
White Balance
Filtros
Raw x Jpeg ( O que é Raw? Pq fotografar em Raw?? Pq Fotografar em Jpeg? )
Composição Princípios da Composição:
Sentido de Leitura
Princípio dos Terços
Enquadramentos
Horizontal x Vertical
Ponto de Vista
Linhas
Formas
Perspectiva
Moldura
Referência
Saída Fotográfica:
Exercício orientado de prioridade de abertura
Exercício orientado de prioridade de velocidade
Exercício de Composição
Exercício de Luz X Sombra
Liberdade de Criação. Fotografia por TEMA.
Fechamento do Curso:
Análise de Imagem (02 por aluno)
Tempo de tirar Dúvida
Palavra Final e Agradecimentos
Prepare-se, esse Workshop é baseado em muito, mas muito trabalho. Desenvolvido para aqueles que estejam dispostos a aprender, mudar, melhorar, trabalhar e claro divertir muito!!! É o primeiro passo para o viciante e delirante mundo da Fotografia.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Fotografar é uma arte...



Não sei você? Mas considero a fotografia uma arte, pois um imagem fala mais que mil palavras. E também não são muitos que conseguem expressar a beleza em suas palavras. Por isso, a arte de fotografia pode nos levar para vários lugares.

Como sou amante da fotografia, vejo muitos trabalhos laçados na internet e assim posso ver vários estilos de fotografo, de amadores a profissionais. O que realmente me chama a atenção é a sensibilidade do olhar do indivíduo que esta atrás da lente.

Tenho o habito de dizer que o que mais vai determinar o fotografo que você será é: o grau em que você se torna criança com a sua câmera na mão. Pois quando você começa a ver o mundo como uma criança, que se surpreende com cada descoberta e ainda se admira com as coisa mais simples. Ai sim, você estará pronto para dizer que tem um olha diferente das outras pessoas do mundo. Este é o primeiro passo para podermos aguçar nosso olhar fotográfico.

Depois dessa descoberta, o segundo passo, é aprender as técnicas de fotografia, estudar, ir fundo para que assim você juntando sua sensibilidade e a técnica se torne um profissional na fotografia.

Muitos dizem que o profissional de fotografia é aquele que vive da fotografia, mas eu não entendo assim. Para mim profissional é aquele que faz tudo com muito esmero, tem força de vontade de aprender sempre, aquele que é humilde, que ouve o amigo que ta do seu lado fotografando, aquele que empresta a sua sabedoria para outro, sem ter medo que o outro amanhã saiba mais que você. Pois eu creio que não a estilo igual, mas sim parecidos, então sempre terá fotografias diferentes, mesmo que o tema e o local seja o mesmo.

Enfim, vamos exercitar nosso olha no mundo que nos certa, na simplicidade de uma criança, na beleza de uma pequena flor, nos jeito peculiar de um inseto, numa formação de nuvens, em um nascer ou por do sol, em uma pessoa sentada na praça. Sempre tentando capturar a simplicidade de um mundo tão complexo.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012